LIÇÕES DE MEDITAÇÃO

LIÇÕES DA SRF

As Lições da Self-Realization Fellowship destacam-se, entre os escritos publicados de Paramahansa Yogananda, como os que fornecem instruções passo a passo nas técnicas iogues de meditação, concentração e energização que ele ensinou, inclusive a Kriya Yoga.

O objetivo dessas técnicas de yoga, simples mas altamente eficazes, é o de ensinar você a lidar diretamente com a energia e a consciência, permitindo-lhe recarregar o corpo com energia, despertar o poder ilimitado de sua mente e experimentar uma consciência cada vez mais profunda do Ser Divino em sua vida.

As Lições foram coligidas, sob a direção de Paramahansa Yogananda, de seus escritos e das numerosas aulas e palestras feitas por ele. Além de instruções abrangentes a respeito da meditação, as Lições oferecem orientação prática para todo aspecto da vida espiritual – como viver de maneira alegre e bem-sucedida em meio aos incessantes desafios e oportunidades neste mundo cambiante.

A série completa das Lições está disponível em inglês, espanhol e alemão. Em português, são oferecidas três Lições essenciais que dão as instruções passo a passo de Sri Yogananda nas técnicas iogues de concentração, meditação e energização. Essas técnicas – parte integrante da ciência da Kriya Yoga – tranquilizam o corpo e a mente, e conduzem naturalmente à profunda quietude na qual se revela a presença de Deus.

TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO OFERECIDAS AOS SEGUIDORES DE TODAS AS RELIGIÕES

Por ser a Yoga baseada na prática e na experiência, em vez de na adesão a um conjunto particular de crenças, seguidores de todas as religiões podem se beneficiar dos ensinamentos espirituais contidos nas Lições que se receberá.

Quando praticados regularmente, esses métodos levam infalivelmente a níveis mais profundos de consciência e percepção espiritual.

LIÇÕES SUMÁRIAS E LIÇÕES COMPLETAS

O curso completo das Lições da SRF (disponíveis em inglês, espanhol e alemão) é dividido em 6 passos ou graus (cada qual com aproximadamente 26 lições).

Em português, no momento, estão disponíveis apenas as "Lições Sumárias", num total de 4 apostilas: Técnica de Concentração, os Exercícios de Energização (2 apostilas) e a Técnica de Meditação.

Você pode solicitar o formulário em português e receber as lições sumárias. Clique aqui para fazer o download agora. Atenção: Trata-se do download do formulário para solicitação das lições e não das lições em si, que só serão enviadas após imprimir o referido formulário, preenchê-lo e enviá-lo pelo correio.

Se quiser fazer o curso completo, disponível apenas em espanhol, inglês ou alemão, pode solicitar o formulário específico. Clique aqui para fazer o download do formulário para as lições em espanhol. Clique aqui para fazer o download do formulário para as lições em inglês. Atenção: Trata-se do download do formulário para solicitação das lições e não das lições em si, que só serão enviadas após imprimir o formulário, preenchê-lo e enviá-lo pelo correio.

COMO COMEÇAR

Normalmente se faz as duas coisas: pede-se primeiro as lições sumárias em português e depois de algum tempo, estudamos o curso completo, na língua de sua preferência.

DONATIVOS PARA COBRIR CUSTOS DE IMPRESSÃO E ENVIO

Após imprimir os formulários, pode existir alguma dúvida com relação aos donativos sugeridos. Se você optar em receber o conjunto completo de lições (inglês, espanhol ou alemão) o donativo é de 20 dólares por grau (aprox. 26 lições) (esse valor pode ser alterado sem aviso prévio) para cobrir os custos de impressão e envio. No início de cada novo grau (seis no total), o estudante será lembrado do envio do donativo.

Já o donativo sugerido para o envio da "Lição Sumária de Meditação" (em português) é de 5 dólares. Oportunamente quando você solicitar as outras três lições sumárias, novo donativo lhe será solicitado.

É recomendável que o donativo seja efetuado via cartão de crédito internacional. Se você não o possui, pode pedir os dados emprestados de alguém que o tenha, um parente ou um amigo.

Digite os dados solicitados no formulário, imprima em folhas separadas de cada lado do formulário de inscrição ou preencha tudo com uma caneta preta, em letra de forma. Envie para o fax nº (00-XX-1-818)549-5100. Este procedimento servirá para abreviar a demora do recebimento do material, que normalmente demora de 30 à 60 dias.

Fazendo o donativo via cartão de crédito internacional, marque "( X )" no formulário de acordo com a operadora (Visa, Mastercard, etc), o mês e ano de validade do cartão, e o número. IMPORTANTE: assine no campo específio após preencher os dados e imprimir.

KRIYA YOGA

Os estudantes das lições da SRF podem requerer a iniciação em Kriya Yoga, ou não.

Quando um mestre aceita um aspirante espiritual como seu discípulo, ele lhe confere a iniciação ou "diksha", que se constitui em uma bênção especial e na entrega de um mantra ou de uma técnica espiritual.

Ao solicitar da SRF a técnica de Kriya Yoga, os estudantes compreendem que, ao assinarem a promessa e receberem a técnica (por meio de lições ou de uma cerimônia conduzida por um ministro autorizado) estarão recebendo a iniciação espiritual ou "diksha". Nessa ocasião, eles estabelecem formalmente a sagrada relação guru-discípulo com Paramahansa Yogananda e sua linhagem de gurus

INICIAÇÃO EM KRIYA YOGA

Aqueles que completaram o estudo dos dois primeiros graus das lições e/ou têm praticado com regularidade as técnicas básicas (exercícios de energização, hong-só e om) durante 6 meses a um ano, e que reverenciem os Gurus da SRF e aceitam Paramahansa Yogananda como seu Guru e os ensinamentosa da SRF como sua senda para Deus, podem solicitar instrução na técnica mais avançada, a Kriya Yoga.

A prática diária assídua das três técnicas básicas (disponíveis nas lições sumárias), duas vezes ao dia, durante 6 meses a um ano, o qualificará a receber a iniciação em Kriya Yoga, seja através de lições específicas ou em uma cerimônia conduzida por um dos monges da Self-Realization Fellowship (SRF) que aqui visitam o Brasil periodicamente.

A Primeira Iniciação consiste no recebimento de três técnicas específicas que, juntas, constituem a "Primeira Kriya". Quando recebe as lições que descrevem essas três técnicas, o estudante já está iniciado, ele é um Kriyaban, ou iniciado em Kriya Yoga. Se tiver a oportunidade, poderá participar de uma cerimônia de iniciação, conduzida por um ministro autorizado da SRF.

Esses ministros visitam periodicamente o Brasil e conduzem essas cerimônias para os estudantes qualificados. Essa cerimônia, que é muito bela, inispirativa e solene, tem por objetivo imprimir na consciência do devoto o sagrado propósito e significado da relação guru-discípulo que ele estabeleceu com Paramahansa Yogananda. Não é um ritual "esotérico" ou "oculto", mas uma cerimônia devocional que simboliza o vínculo sagrado de lealdade e amor mútuo que se estabelece entre o Guru e seus novos discípulos. Esse vínculo já é estabelecido, espiritualmente, no momento em que o estudante recebe a aprovação para receber as lições de Kriya. A cerimônia apenas o formaliza.

INICIAÇÕES MAIS AVANÇADAS EM KRIYA YOGA

Lahiri Mahasaya cuidadosamente subdividiu a Kriya em quatro iniciações progressivas. Ele concedia as três técnicas superiores somente depois que o discípulo mostrasse progresso espiritual definido. Nota: Kriya Yoga tem muitas ramificações. Lahiri Mahasaya determinou os quatro passos essenciais, os que possuem o maior valor prático (Autobiografia de um Iogue, capítulo 35).

Depois de ter concluído o estudo de todas as Lições da SRF e estando praticando um certo número de Kriyas durante algum tempo, o estudante pode solicitar a "Segunda Iniciação", que consiste em uma nova técnica, a ser praticada depois da "primeira Kriya". Para recebê-la, o estudante deve enviar à Sede Central um relatório detalhado, descrevendo o modo como pratica as técnicas da primeira iniciação, sua rotina diária de meditação e os resultados que vem obtendo da meditação. É possível que haja outros requisitos para recebê-la, sobretudo para aqueles que não estudam os graus completos e só têm as lições sumárias em português. Cada caso é um caso, e só a Sede Central poderá informar. Os interessados devem escrever para os EUA e solicitar as devidas informações.

Depois de pelo menos um ano, e se desejar, o estudante poderá solicitar a Terceira e a Quarta Iniciações (essas vêm juntas, na mesma lição). A quarta Kriya é uma variação da terceira, que por sua vez é uma variação da primeira. Porém, apenas para a Primeira Kriya existe uma cerimônia de iniciação. Não há cerimônias para as outras Kriyas, que só são recebidas por meio de lições. As outras Kriyas são apenas aceleradores, mas não substituem a primeira Kriya (que é a mais importante).

O objetivo principal da Kriya Yoga, com todas as suas técnicas e variações, não é a realização de façanhas miraculosas e espetaculares, como entrar e sair do corpo, ver luzes e controlar as forças da natureza, etc. O objetivo da vida espiritual em que as técnicas de meditação são apenas ferramentas, é o de nos dar o perfeito controle sobre nosso corpo e mente, para que possamos nos entregar a Deus, com total esquecimento de nós mesmos. É alcançar em Deus a Existência eterna, o Amor infinito e a Bem-aventurança sempre-nova que todos nós buscamos. Tudo o mais nos será dado "por acréscimo", como disse Jesus.

"Após praticar suas Lições por seis meses, descobri que tudo que vocês me ensinaram é verdadeiro. Vocês provaram para mim a existência de Deus, algo que eu uma vez achava impossível."
C. C., Vienna, Virginia USA
.

"Toda grande jornada começa com um pequeno passo" (Lao Tsé)


DIÁRIO
ESPIRITUAL


Mensagem de
17/10

Coragem

Ausência de medo significa fé em Deus: fé na Sua proteção, na Sua justiça, na Sua sabedoria, na Sua misericórdia, no Seu amor e na Sua onipresença... Para alcançar a Autorrealização, o homem tem que estar livre de medos.

Paramahansa Yogananda, "God Talks With Arjuna - The Bhagavad Gîta"

© 1968,1982 Self-Realization Fellowship - Todos os Direitos Reservados

Receber estas mensagens por e-mail


Imprimir esta mensagem

Inserir este banner no seu site ou blog

 

Adicione aos favoritos
Powered by GigaMedia